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SIM, dá para GERAR RECEITA instalando um carregador veicular num comércio.

  • Foto do escritor: Léo Fornazieri
    Léo Fornazieri
  • 22 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de mai. de 2024




Monetizar através de um carregador veicular em seu estabelecimento pode ser uma excelente idéia, especialmente considerando o aumento da popularidade de veículos elétricos.


Confesso que sou muito fã desse tema, não somente por eletromobilidade ser tendência, como pela importância que o assunto tomou no dia-a-dia da população brasileira, que tem demanda reprimida ainda por inúmeros fatores.

Mas como meu papel é de fomento ao setor de energias renováveis, preparei aqui algumas estratégias - são inúmeras, mas listei 8, para ser mais prático - que você pode considerar para gerar receita com um serviço de carregamento veicular quando instalado em um estabelecimento (num comércio, empresa, etc.):


Taxas de carregamento


  • Estabeleça uma taxa de utilização para os clientes que desejam carregar seus veículos em seu estabelecimento.

  • Considere oferecer diferentes opções de tarifas, como por tempo de carregamento ou por quantidade de energia consumida.



Parcerias com empresas locais


  • Busque parcerias com empresas locais que possam estar interessadas em patrocinar ou subsidiar o carregamento de veículos elétricos em seu estabelecimento.

  • Essas parcerias podem resultar em descontos para os clientes ou em um pagamento direto para o seu negócio.



Programas de fidelidade


  • Integre o carregamento veicular aos programas de fidelidade existentes em seu estabelecimento.

  • Ofereça vantagens ou descontos especiais para clientes frequentes.



Publicidade e marketing


  • Utilize o espaço ao redor do carregador veicular para publicidade.

  • Ofereça oportunidades de marketing para empresas locais interessadas em atingir os proprietários de veículos elétricos.



Planos de assinatura


  • Ofereça planos de assinatura mensal para os clientes, proporcionando um número fixo de horas de carregamento ou energia.

  • Esse modelo pode atrair clientes regulares e garantir uma receita previsível.



Integração com aplicativos de carregamento


  • Integre seu carregador veicular com aplicativos populares de carregamento, permitindo que os usuários paguem facilmente por meio dessas plataformas.



Eventos promocionais


  • Organize eventos promocionais ou dias de carregamento gratuito para atrair novos clientes e gerar reconhecimento para o seu estabelecimento.



Acesso exclusivo


  • Ofereça benefícios exclusivos, como áreas de estacionamento privilegiadas, para clientes que utilizam seu serviço de carregamento.



E para encerrar, algumas considerações finais aqui:


  • Vá além do que o vendedor e / ou instalador do equipamento lhe instrua, e certifique-se de cumprir todas as regulamentações locais e nacionais relacionadas ao carregamento de veículos elétricos (prefeitura, bombeiro, etc);

  • Leve em consideração as necessidades e preferências dos seus clientes ao desenvolver suas estratégias de monetização;

  • Não economize no equipamento, ou na escolha da empresa instaladora. A responsabilidade sobre aquele ponto de carregamento vai além da garantia estipulada na caixa do produto, e caso precise recorrer à manutenção é recomendada prever este serviço com recorrência no momento da contratação.



Importante citar que tirei muita coisa para este artigo de canais diversos, mas recomendo principalmente estas 2 fontes:




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