Você poupa para o futuro?
- Alberto Nairo

- 7 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Na minha infância era comum que pais ou avós presenteassem filhos ou netos ainda crianças, com pequenos depósitos na "Caderneta de Poupança".
Os bancos ofereciam "cofrinhos" para que as crianças "praticassem o poupar : colocar moedinhas no cofrinho!"
Os tempos mudaram... já não existem cofrinhos, e os estímulos ao consumo dominam tanto a geração dos pais atuais quanto a de seus filhos!

Imagem: divulgação
Com as famílias se tornando menores, um efeito perverso se vê acontecendo:
Pais idosos muitas vezes necessitam de ajuda do(a) filho(a) ou dos filhos para se sustentarem. Não fizeram poupança, não criaram ativos que gerem renda e o custo de vida pro idoso subiu assustadoramente.
No coração do homem está o desejo de viver para sempre e isso às vezes é o responsável pela procrastinação de um planejamento financeiro de longo prazo.
Quando começar?
Quanto mais cedo, melhor! Aliás, planejamento financeiro deveria fazer parte do currículo escolar desde o ensino fundamental, não acham?
Poupança, previdência privada, imóveis, fundos de investimento, ações da Bolsa, enfim, são muitas as opções para se investir.
Medite um pouco e responda pra você mesmo:
1) Considera que tem conhecimento suficiente para efetuar um BOM planejamento financeiro de longo prazo?
2) Se respondeu SIM à pergunta anterior, saberia dizer com propriedade, como se comportaram no último ano os índices de remuneração de cada ativo (Poupança, previdência privada, imóveis, fundos de investimento, ações da Bolsa)?
3) Se respondeu NÃO, sabe onde buscar ajuda?
3) Pare por alguns minutos e escreva num papel as coisas que comprou (pra você ou pra terceiros) nos últimos 3 meses, 6 meses, 1 ano… Tente separá-las identificando cada necessidade suprida conforme a lista abaixo (Pirâmide de Maslow):

Imagem: divulgação
4) Percebeu alguma concentração de gastos/compras em ítens para melhorar sua "auto-estima e auto-realização" ? Não se culpe… Não dá pra mudar o passado mas dá pra começar a mudar o presente…
Todos nós estamos sendo bombardeados por estímulos ao consumo
Eletrônicos, carros, viagens, roupas, e por aí vai.
Se acha difícil aguentar a pressão do stress diário sem dar uma passadinha no Shopping você precisa mesmo de ajuda!
Tomar o controle de seus gastos é uma tarefa indelegável… comece agora!
Quer dar um presente vitalício aos seus filhos ? Ensine-os a poupar desde cedo, assim eles não precisarão sustentá-lo na sua velhice!
Alberto Nairo A. Frota Jr
Empresário | Gerente Geral na Plug Solar Energia






aqui em casa as crianças ja fazem investimento! tem conta ! tem pix! o cofrinho agora é o investimento !!kkk