Transição para Energia Renovável prova ser confiável e econômica, desmentindo mitos
- Daniel Lima

- 9 de jan.
- 2 min de leitura

Recentemente, especialistas publicaram um estudo revelador (acesse o estudo aqui) que desmente as críticas contra a transição global para a eletricidade limpa e renovável. A pesquisa, conduzida por Mark Z. Jacobson (Universidade de Stanford), Mark A. Delucchi (Laboratório Nacional Lawrence Berkeley), Daniel J. Sambor (Centro de Pesquisa de Sustentabilidade de Transporte Andreas Mühlbauer) e Yuanbei F. Fan (Universidade da Califórnia), demonstrou que redes de energia dominadas por fontes eólicas e solares podem ser extremamente eficientes e confiáveis sem aumentar o uso de termelétricas ou causar apagões.
Resultados do Estudo na Califórnia
- Desempenho da Rede (Mar-Jun 2024): Durante 98 de 116 dias, a rede da Califórnia operada pela CAISO forneceu 100% a 162% da demanda de energia com fontes renováveis. Isso incluiu um período contínuo de 55 dias.
- Redução do Uso de Gás Fóssil: Em comparação com 2023, as produções de energia solar, eólica e de baterias aumentaram significativamente (31%, 8% e 105%, respectivamente), resultando em uma redução de 40% na utilização de gás fóssil. As baterias transferiram o excesso de energia solar para a noite, suprindo até 12% da demanda noturna.
- Preços Mais Baixos: Estados americanos que utilizam energia solar, eólica e hídrica experimentam preços de eletricidade mais baixos.

Políticas e Metas Futuras
Em 2018, a Califórnia aprovou um projeto de lei que estabelece metas ambiciosas para a transição energética:
- 50% das vendas de eletricidade até 2026 provenientes de fontes renováveis.
- 60% até 2030 e 100% até 2045 de energias renováveis e recursos de carbono zero.
As "energias renováveis elegíveis" incluem eólica, solar, geotérmica, pequenas hidrelétricas, entre outras, enquanto os recursos de carbono zero referem-se principalmente a grandes hidrelétricas.
Viabilidade e Benefícios da Transição
Estudos de modelagem indicam que quase todos os países podem adotar sistemas elétricos confiáveis e de baixo custo, alimentados por 100% de energia limpa e renovável, com grandes participações de energia eólica e solar. A transição energética se beneficia de:
- Ampliação da energia solar e eólica.
- Combinação de recursos complementares, como hidrelétricas e baterias.
- Expansão dos sistemas de transmissão e distribuição.
- Eficaz gerenciamento de demanda.
Essas descobertas desmentem os mitos de que a transição para fontes de energia limpa aumentaria a dependência de termelétricas e causaria apagões. A mudança não só é viável, como também benéfica do ponto de vista técnico, econômico e climático. Daniel Lima
Presidente | ANESOLAR (Associação Nordestina de Energia Solar) Diretor Executivo | AGROSOLAR (Associação Brasileira de Armazenamento de Energia) Vice-Presidente | ARMAZENE (Associação Brasileira de Armazenamento de Energia)






Comentários